Mais de 570 mil acidentes de trabalho foram notificados em 2021
Entre 2012 e 2021, foram registradas 22,9 mil mortes e 6,2 milhões de CATs no mercado formal de trabalho brasileiro.
Em 2021, dados mais recentes, o número total de notificações foi de 571,8 mil, sendo os pés a segunda parte do corpo mais frequentemente atingida.
Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente.
Para conhecer mais dados, acesse: https://smartlabbr.org/
Como são feitos os CATs?
O registro dos acidentes são feitos através do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), que é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto como também uma doença ocupacional, e tem a função de notificar a Previdência Social sobre a ocorrência, a fim de garantir a assistência ao trabalhador.
Prevenção de acidentes
Para evitar que esses acidentes aconteçam, é de extrema importância que as empresas forneçam EPI’s de qualidade, dentro do prazo de validade e adequados para cada função.
Além disso, outro passo significativo é trazer ações de conscientização sobre o uso correto dos equipamentos de proteção para os funcionários.
Conheça nossos calçados de proteção! Clique aqui